Apresentação

Este trabalho trata da produção de um material didático interdisciplinar entre Física e Matemática, à fim de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, para o nível médio da Educação Básica, para tentar diminuir, segundo MACHADO, 1993: “[...]uma fragmentação crescente dos objetos do conhecimento nas diversas áreas[...]”, para tanto abordaremos o tópico da Física: Lançamento de Projéteis, que é um conteúdo disciplinar escolar, que faz parte do estudo da Mecânica Clássica. Para contextualizar com a Matemática, faremos um breve estudo, sobre tópicos desta disciplina, com vistas a apresentar modelos matemáticos desenvolvidos para a resolução de problemas sobre lançamento de projéteis, que é foco da produção deste material didático.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estratégias didático-pedagógicas e recursos

     Para atividades com os alunos serão utilizados programas digitais – objetos de aprendizagem – além das aulas expositivas dialogadas, sendo que para isto, ao contrário do uso do tradicional quadro de giz, serão utilizados computadores nestas aulas, não que se pretenda abandonar alguns recursos tradicionais, como o já mencionado quadro de giz. E por parte do alunos o uso do caderno, instrumentos de medidas e lápis, são também indispensáveis para o desenvolvimento de atividades como auxílio à melhoria do processo do ensino/aprendizagem.
     Também, espera-se que através de simulações construídas no software GeoGebra, os alunos venham a observar como comportam-se as variáveis referentes: quanto a altura atingida no lançamento de um projétil; quanto ao tempo que o projétil percorre o trajeto e a distância total percorrida pelo mesmo, assim como sua aceleração e velocidade, observações estas possíveis pelo estudo da curva gerada pela imagem da função.

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